Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Capitão Francisco António de Abreu

Eis um ilhavense que merece ser recordado pois fez pela sua terra durante o pouco tempo que esteve à frente como Presidente da Câmara dos destinos do concelho de Ílhavo.

 

Antigo Capitão da Marinha Mercante, Francisco António de Abreu foi de tudo um pouco: oficial da Marinha Mercante, amanuense da Administração do Concelho de Ílhavo, empreiteiro de obras públicas, na firma M. dos Santos Furão & Comp.ª, Lda. e armador e gerente de uma empresa de Pesca de Bacalhau.

 

Homem inteligente e dinâmico, apesar dos seus afazeres, tomou conta da Misericórdia de Ílhavo, numa época em que o edifício do hospital precisava de uma grande reparação e a misericórdia se encontrava financeiramente com grande débito. Foi o empenho do Capitão Abreu que fez com que esta casa de Assistência tornasse a ser uma bela casa de Saúde, asseada e disciplinada, que antes era.

 

O Capitão Abreu, após tomar posse do cargo de Presidente da Câmara, fez obras de utilidade pública, como, por exemplo, os esgotos, nos passeios e na Avenida de Mário Sacramento. Era um homem cheio de boa vontade em fazer progredir a sua terra natal. Para ele não havia peias nem dificuldades.

 

No final da vida, já doente e com grande dificuldade nos seus negócios, como o naufrágio dos seus navios, abandonou a vida ativa.


voltar à página anterior