Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Capitão Adriano Agualusa Nordeste

Adriano Agualusa Nordeste nasceu a 10 de janeiro de 1923, em Ílhavo.

Terminada a instrução primária, com distinção, cedo colocou mãos ao trabalho, primeiro numa padaria e, depois, como contínuo na afamada fábrica da Vista Alegre, à qual se manteve fiel até aos 20 anos. Simultaneamente frequentou o curso noturno da Escola Comercial, em Aveiro, e completou o 1º ano do Instituto Comercial do Porto, na qualidade de estudante-trabalhador.

 

Mais tarde viria a ingressar na Escola Náutica, onde completou o curso em 1948. Embarcou, nesse mesmo ano e pela primeira vez, em direção à Terra Nova, no arrastão Santa Joana, com a categoria de 2.º Piloto.

 

Em 1951, embarcou no Santa Princesa com a categoria de Imediato, passando depois para o Santa Joana onde prestou serviço até 1953. Em 1959, completou o curso de Capitão da Marinha Mercante Portuguesa com média de 15 valores.

Comandou os arrastões bacalhoeiros Santa Joana, Santo André, Rio Alfusqueiro e Santa Mafalda, pertença da Empresa de Pesca de Aveiro (EPA), numa história de 26 anos da qual não fazem parte nem naufrágios nem perda de homens. Após cooperar na transformação do arrastão Santa Mafalda em navio congelador, aposentou-se aos 59 anos, mas outras fainas se seguiram…

 

Em 1984, integrou os Corpos Gerentes do Illiabum dedicando-se de alma e coração ao Clube, chegando a considerá-lo um filho. Em 1991 foi eleito Sócio de Mérito e, em 1996, recebeu o Diploma e emblema em ouro do Illiabum pelos 50 anos de sócio da Instituição.

 

O Cap. Adriano Nordeste exerceu igualmente o cargo de Presidente da Assembleia Municipal de Ílhavo, durante dois mandatos consecutivos (1998-2005), com maioria absoluta. Foi homenageado pela Câmara Municipal de Ílhavo com a Medalha do Concelho em Vermeill, em 1992, e com a Medalha do Concelho em Ouro, em 2003, aquando das Comemorações do Feriado Municipal, ano em que foi atribuído ao Pavilhão Municipal de Ílhavo o seu nome.

 

Dedicou o seu tempo à Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, presidindo à Assembleia Geral, ocupando também os cargos de Secretário da Confraria do Bacalhau e de Vice-Presidente da Comissão Executiva do Illiabum Clube.


voltar à página anterior