Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

António Francisco das Neves Vieira

Nascido em Lisboa, a 1 de novembro de 1954, Neves Vieira, como é habitualmente conhecido, é uma personalidade de referência neste Município, que adotou como seu e ao qual tem dedicado grande parte da sua vida.

 

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pela Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Economia (atual ISEG), é membro da Ordem dos Economistas e da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

Aos vinte e seis anos de idade, Neves Vieira conclui a sua licenciatura e deixa a capital para casar e viver em Ílhavo.

 

Inicia a sua atividade profissional como Gestor, Técnico Oficial de Contas e Consultor de várias empresas e assume a direção do Jornal Ilhavense, de 1980 a 1997, como forma de conhecer melhor a Comunidade de opção, dedicando-se a uma das artes em que demonstra grande sensibilidade: a comunicação.

 

Paralelamente a esta intensa atividade, Neves Vieira assume um papel preponderante na vertente pastoral na Paróquia de S. Salvador de Ílhavo, dada a sua vincada ligação aos Movimentos Apostólicos, Comissões Pastorais e dinamização de grupos de jovens. Como homem ligado às áreas da organização e gestão financeira, assume, por nomeação do Bispo de Aveiro, responsabilidades no âmbito do Conselho Económico Paroquial.

 

Dono de um espírito interventivo e dinâmico é também Dirigente Associativo, quer no Illiabum Clube, onde já exerceu as mais diversas funções, quer no GRAL - Grupo Recreativo Amigos da Légua, sendo sócio fundador. Atualmente tem a seu cargo a presidência da Assembleia Geral desta associação cultural e recreativa da comunidade onde reside.

 

A política apareceu naturalmente no seu percurso de vida. Neves Vieira assumiu, em 1986, a presidência da Comissão Política Concelhia de Ílhavo do Partido Social Democrata (PSD), mandato marcado pelo lançamento da secção de Ílhavo da Juventude Social Democrata (JSD), convidando para líder o atual Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Eng. José Ribau Esteves.

 

Onze anos depois, Neves Vieira, convidado por Ribau Esteves, integrou a equipa que viria a vencer as eleições autárquicas de 1997, assumindo o cargo de Vice Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo com os Pelouros da Cultura, Ação Social, Habitação Social, Mercados e Feiras e Toponímia Municipal. Foi vereador por dois mandatos.

 

No final do segundo mandato, um problema de saúde não o afastou por completo da sua atividade profissional e política, mas obrigou-o a abrandar por alguns tempos até ficar totalmente recuperado e assumir, em 2009, a presidência da Assembleia Municipal de Ílhavo.

 

Neves Vieira mantém o seu espírito positivo, afável, dinâmico, crítico e preocupado, procurando pautar a vivência do seu dia a dia por valores de humanismo, pugnando pela disponibilidade para continuar a servir a sua Comunidade.


voltar à página anterior