Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Ana Maria Lopes

Nascida a 8 de dezembro de 1943, acidentalmente na cidade do Porto, Ana Maria Simões da Silva Lopes descende de família Ilhavense ligada às atividades do Mar. Seu Avô ainda foi à Groenlândia, só à vela, no lugre com motor "Novos Mares".

 

Licenciada em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Coimbra, com a classificação de 17 valores, cedo manifestou interesse pelo estudo das atividades marítimas, apresentando um currículo invejável na matéria. Apresentou a dissertação "O Vocabulário Marítimo Português e o Problema dos Mediterraneísmos" que, em 1975, foi publicada pelo Instituto de Estudos Românicos e editada em separata da Revista Portuguesa de Filologia.

 

Lecionou durante vários anos no Ensino Secundário e Preparatório tendo sido assistente no I.S.C.A.A. e na Universidade de Aveiro, coordenando a disciplina de Estrutura da Língua Portuguesa. Lecionou igualmente em vários cursos de férias para estrangeiros na Universidade de Aveiro e na Universidade de Coimbra. Em 1973 representou esta Universidade no V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos Mediterrânicos, em Málaga. Nos anos 80 orientou estágios pedagógicos.

 

Entre os anos 72 e 90, colaborou na Revista Portuguesa de Filologia, através da publicação de várias recensões críticas. Paralelamente à atividade docente, e sempre numa perspetiva etnográficolinguística, tem realizado pesquisas no campo das atividades da Ria de Aveiro e do Mar.

 

A convite do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, exerceu o cargo de Diretora do Museu Marítimo de Ílhavo de novembro de 1990 até agosto de 1999, sendo autora dos Catálogos das Exposições "Retrospetiva João Carlos", "Dos dóris, despojos dos homens e do mar" e das folhas de Sala "Faina Maior" e "A Nossa Ria".

 

Publicou, com Francisco Marques, o livro "Faina Maior - A Pesca do Bacalhau nos Mares da Ter r a Nova" e, com a colaboração fotográfica de Paulo Godinho Marques, "Moliceiros - A Memória da Ria", entre outros. Colaborou ativamente na remodelação da Sala da Ria do Museu Marítimo de Ílhavo, que foi inaugurada a 21 de outubro de 2003, tendo um ano mais tarde elaborado a maioria dos textos do Catálogo da referida Sala.

 

Ana Maria Lopes dedica grande parte do seu tempo ao aperfeiçoamento dos seus conhecimentos de informática, à Associação dos Amigos do Museu e à coadministração de uma empresa de pesca, na família desde o tempo de seu avô.

A reedição da sua tese em maio de 2006 reativa-lhe o gosto pelas pesquisas etnográficolinguísticas no litoral nacional.

 

Não descura a sua faceta de avó, sendo atualmente e nesta viagem da vida a sua principal amarra.


voltar à página anterior