Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Ana Costa

Nascida a 4 de outubro de 1984, em Vale de Ílhavo, Ana Costa é a padeira mais jovem de Vale de Ílhavo, concluiu o 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Primária de Vale de Ílhavo, passando posteriormente pela Escola Preparatória de Ílhavo (2.º Ciclo), pela Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes e pelo Colégio de Albergaria, onde concluiu o Ensino Secundário, em 2003. Prosseguiu os seus estudos, ingressando, em 2004, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Pólo da Universidade de Aveiro, onde concluiu o Bacharelato em Estudos Superiores de Comércio, em setembro de 2008.

 

Descendente de uma família de padeiros, Ana Costa desde sempre lidou com esta atividade ajudando os pais na feitura e na venda dos famosos e saborosos folares e padas de Vale de Ílhavo. Com o falecimento da mãe, Ana Costa assumiu o negócio da família, empenhada em contribuir para o sucesso desta arte, estando mais ligada à distribuição diária, que acontece a partir das 7 horas da manhã e que se prolonga até perto das 14 horas. 

 

Nos fins de semana, em que há mais procura, esta jovem padeira inicia o dia ainda mais cedo para ajudar o pai na produção das padinhas e dos folares desde a primeira fornada. A Páscoa e o Natal são, sem dúvida, as alturas de maior azáfama, sendo também muito procuradas a Broa e a Broa de Abóbora, cuja feitura esconde segredos que vão passando de geração em geração e que fazem a delícia de quem as procura.

 

A Câmara Municipal de Ílhavo realiza em agosto, a Rota das Padeiras, numa homenagem a este grupo restrito das nossas padeiras tradicionais de Vale de Ílhavo que, com segredo, sabedoria e valor, trabalham afincadamente para a preservação de um tão suculento testemunho do nosso rico património cultural.


voltar à página anterior