Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Conferência de Imprensa – 11 de Janeiro de 2008

17 Janeiro 2008
Decorreu no dia 11 de Janeiro, na Galeria Municipal de Ílhavo, uma Conferência de Imprensa, na qual o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo apresentou o Director do Centro Cultural de Ílhavo (com regime de novo Assessor Cultural), o Dr. José Manuel Ribeiro de Pina.
José Pina desempenhava anteriormente (entre outras) as funções de director de departamento da empresa municipal “Feira Viva”, da Câmara de Santa Maria da Feira, sendo responsável pela programação cultural, nomeadamente em iniciativas como a Feira Medieval.
Reconhecido o trabalho e a experiência de José Pina em “terras de Santa Maria da Feira”, Ribau Esteves evidenciou ainda o facto de o novo assessor cultural ter uma forte ligação com o movimento associativo, pelo que será “aprofundada ainda mais a cooperação com o tecido associativo na nova política de gestão cultural”.
José Pina agradeceu as palavras do Presidente da Câmara e assumiu o compromisso de tornar o “Centro Cultural de Ílhavo um equipamento de referência nacional de cultura”, afirmando a necessidade da implementação de uma gestão integrada de todos os equipamentos e de todas as iniciativas e eventos na área da Cultura.
Para além da apresentação do programa das comemorações dos 110 anos da Restauração do Município, que terão início já no próximo Domingo, dia 13 de Janeiro, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo anunciou as principais iniciativas culturais que vão decorrer até ao final do ano.
Fevereiro será o mês dedicado às Associações do Município, em especial à A.C.R. “Os Baldas”que tem a seu cargo a organização do famoso Carnaval de Vale de Ílhavo.
Em Março, a Câmara Municipal de Ílhavo vai levar a efeito a décima edição do FESTILHA – Festival de Tunas de Ílhavo e, no dia 24, a celebração do Feriado Municipal, cuja sessão será dedicada às Comunidades Ilhavenses espalhadas pelos quatro cantos do Mundo e à inauguração do Centro Cultural de Ílhavo, que terá uma programação própria (durante os três meses seguintes) recheada de “Concertos, Cinema, Teatro e muito, muito mais”.
Maio será o mês dedicado ao Teatro com a realização de mais uma edição do Festival de Teatro, enquanto que as já tradicionais Marchas Sanjoaninas e, pela primeira vez, a +Eco/Semana do Ambiente ocorrerão durante o mês de Junho.
Julho é o mês da Semana Jovem e inicia um novo ciclo de Conferências, que se prolongarão até ao final do ano.
Em Agosto marcarão presença as Festas do Município/Mar Agosto 2008, que incluirão a inauguração do Jardim Oudinot, que será palco da recepção à Regata Comemorativa dos 500 Anos do Funchal, que fará escala no Município de Ílhavo entre os dias 20 e 23 de Setembro.
Para além da Regata, que incluirá diversas iniciativas e a presença de alguns dos maiores veleiros do Mundo, o mês de Setembro ficará igualmente marcado pela décima edição da Maioridade/Viver Solidário e pelo primeiro encontro entre Ílhavo e as Cidades Irmãs.
Em Outubro será editado, pela Câmara Municipal, o Foral de Ílhavo, no âmbito das Comemorações dos 110 Anos da Restauração do Município.
A Casa Gafanhoa - Museu Municipal celebrará 8 anos de existência no dia 11 de Novembro, data que marcará a “mudança de vida” desta unidade museológica com a apresentação de uma nova política de gestão cultural.
A finalizar o ano, a Câmara Municipal de Ílhavo tem agendado para o mês de Dezembro um conjunto de iniciativas dedicadas ao Voluntariado (efeméride que se celebra no dia 5), bem como a realização do Concerto de Natal, pela Filarmonia das Beiras.
Relativamente à apresentação do Livro “Dez Anos de Mudança - Município de Ílhavo 1998/2008”, que terá lugar no Museu Marítimo de Ílhavo, no próximo dia 12, pelas 18.30 horas, o Presidente da Câmara Municipal referiu-se à edição como “um documento de verdade e de assunção factual”, no enquadramento político e histórico, dando nota de um balanço muito positivo do trabalho realizado pelo Executivo Municipal nestes últimos 10 anos de Vida do Município.