Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Município de Ílhavo galardoado com a Bandeira de Ouro da Mobilidade

31 Março 2009
A Associação Portuguesa de Planeadores do Território (APPLA) atribuiu a Bandeira de Ouro da Mobilidade ao Município de Ílhavo. Este galardão surge na sequência do Relatório da 2ª Avaliação da Área de Adesão e é o corolário do cumprimento percentual da eliminação das barreiras urbanísticas na área de intervenção. A Área de Adesão de Ílhavo à Rede, a zona central da Cidade de Ílhavo, reúne as características de centralidade urbana, pela multiplicidade e diversidade de actividades e funções, abrangendo a área de comércio tradicional.
No âmbito desta 2ª, e última, avaliação verificou-se que o Município procedeu a correcções que resultaram em francas melhorias quer do ponto de vista da mobilidade para todos como ao nível do espaço urbano e, consequentemente, na relação das pessoas com o espaço. De acordo com o Regulamento de Adesão, esta segunda avaliação deveria confirmar uma implementação de 70% das acções inicialmente propostas (superando, assim, os 30% de implementação das acções propostas para a primeira avaliação), tendo a CMI implementado 86% das medidas propostas. Exemplo claro destas melhorias é a realização do Centro Cultural de Ílhavo e requalificação urbanística da sua envolvente que veio corrigir grande parte das barreiras diagnosticadas aquando a elaboração do Plano de Acção e posterior 1ª Avaliação.
Recorde-se que o Município de Ílhavo aderiu à Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, a 15 de Junho de 2004, tendo recebido a bandeira de Prata desta mesma Associação em 2007.
A cerimónia da atribuição da Bandeira de Ouro da Mobilidade à Câmara Municipal de Ílhavo será oportunamente anunciada.