Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Município de Ílhavo é copromotor do Projeto MMIAH para a recuperação e valorização do património marítimo do litoral do Espaço Atlântico

 z4d5553   homem pescador 1 1024 2500
22 Setembro 2017

O Município de Ílhavo é uma das entidades copromotoras do Projeto MMIAH - Recuperação e valorização do património marítimo do litoral do Espaço Atlântico, aprovado pelo Programa Interreg Espaço Atlântico da União Europeia cujo orçamento elegível total é de 3,29 milhões de euros, sendo o orçamento aprovado para Ílhavo de 324 mil euros. Está assegurado um financiamento FEDER pelo Programa Interreg Espaço Atlântico de 75%, no valor total máximo de 2,47 milhões de euros.


O projeto MMIAH, liderado pelo Município de Ferrol (Espanha), tem como objetivo principal contribuir para a preservação da identidade e valorização da imagem das cidades do litoral Atlântico da União Europeia, através da recuperação e valorização do seu património marítimo que se encontra abandonado ou que não se encontra a ser utilizado. Entre este património, encontram-se, por exemplo, antigas infraestruturas de suporte à atividade piscatória, estaleiros e fábricas de transformação de peixe.


Através deste projeto e entre outros resultados, serão desenvolvidos produtos turísticos na área do património marítimo, assentes em metodologias de trabalho conjuntas para garantir a recuperação da memória histórica dos Municípios que envolvem os seus elementos patrimoniais associados na componente marítima, bem como a dotação de novos usos dos mesmos através da sua apropriação social e cultural. Desta forma, pretende-se vir a impulsionar a inovação no turismo e o desenvolvimento económico nos municípios da orla costeira do Atlântico, tendo como suporte o seu património marítimo, fortalecendo assim a sua identidade atlântica. Este projeto prevê também a criação de uma rede de municípios europeus, apostados na recuperação e valorização do património marítimo do espaço Atlântico europeu.


Os resultados deste projeto serão posteriormente partilhados com o objetivo de inspirar outros municípios portugueses e europeus na adoção das melhores práticas e de modelos de recuperação de ativos ligados ao património marítimo, visando melhoria da imagem e da identidade atlântica da Europa.
Para além dos Municípios de Ferrol e de Ílhavo, participam neste projeto os Municípios de Plymouth e Liverpool (Reino Unido), Caen Normandie e La Rochelle (França), Cádiz (Espanha), Limerick e Cork (Irlanda).