Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Ílhavo adere à Secção da ANMP “Cidades Inteligentes”

Cidades inteligentes 1 1024 2500
08 Abril 2016

Realizou-se no passado dia 31 de março, em Coimbra, a primeira reunião plenária da secção “Cidades Inteligentes” da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), tendo o Município de Ílhavo feito parte do primeiro conjunto de municípios portugueses a aderirem a esta iniciativa.


Nesta primeira reunião foi eleita a Mesa desta Secção, aprovado o modelo de funcionamento e o plano de ação para 2016/2017.
A Secção de Municípios “Cidades Inteligentes” da ANMP resulta da já existente Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes (RENER) e pretende contribuir ativamente para a definição de políticas públicas de inteligência urbana. As áreas verticais de intervenção aprovadas foram as seguintes: i) Sociedade e Qualidade de Vida; ii) Economia e Inovação; iii) Governação; iv) Mobilidade; v) Ambiente, Energia e Edificado.


A visão, aprovada e subscrita pelo Município de Ílhavo e pelos Municípios aderentes, passa pela afirmação desta secção como “A Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes com projeção internacional, integrando territórios mais criativos, inovadores, sustentáveis, inclusivos, participados e conectados. Desta forma, Ílhavo estará assim inserido numa rede que atuará como laboratório vivo (living lab), funcionando como palco de teste e experimentação de soluções urbanas inovadoras em contexto real, privilegiando-se uma filosofia de inovação aberta e foco no utilizador.


A adesão do Município de Ílhavo à secção “Cidades Inteligentes” da ANMP insere-se numa estratégia prosseguida a vários níveis no âmbito do eixo-estratégico “Ílhavo Inteligente” do PEMI – Plano Estratégico do Município de Ílhavo, recentemente discutido e apresentado publicamente.