Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Relatório dos Espaços Culturais e Lojas de Turismo Municipais (Públicos) 2015

Museu2 1 1024 2500
18 Fevereiro 2016

O Executivo Municipal tomou conhecimento do Relatório dos Espaços Culturais e Lojas de Turismo Municipais (Públicos) referente ao ano de 2015.


A Câmara Municipal de Ílhavo tem, desde sempre, apostado na promoção da cultura e dos valores identitários do Município, remodelando os equipamentos e revalorizando recursos para dignificar os serviços públicos culturais que presta.

 

Museu Marítimo de Ílhavo e Navio-Museu Santo André
 

O balanço do ano de 2015 é altamente positivo para o Museu Marítimo de Ílhavo já que atingiu dois importantes recordes: o recorde histórico de público atingido, cerca de 79 mil visitantes, e o recorde de receitas próprias apuradas, superior a 126 mil euros.


No ano 2015 registou-se um número recorde de visitantes, com uma subida percentual de mais de 18% relativamente a 2014. Quanto ao recorde histórico de públicos, importa salientar que o Museu Marítimo de Ílhavo está entre os 10 Museus mais visitados do país, evidência que deverá merecer maior amplitude comunicacional e trazer ao Município ganhos de imagem ainda mais evidentes.


No que diz respeito à subunidade de investigação do Museu, o CIEMar-Ílhavo realizou investigação científico-cultural sobre temas marítimos cuja principal finalidade foi contribuir para o projeto cultural do Museu e para o seu plano geral de atividades.


Ao longo do ano 2015, o Museu Marítimo de Ílhavo consolidou o seu trabalho na área dos serviços educativos, com um trabalho mais consistente, refletindo-se numa oferta educativa variada e com novas estratégias, e num maior contributo na programação geral do Museu.


Inseridos na programação foram muitos os eventos realizados no Museu Marítimo e Navio-Museu Santo André que atraíram, pluralizaram e fidelizaram já públicos. As ações realizadas guiaram-se pelos objetivos estratégicos do MMI e obedeceram às linhas orientadoras do programa museológico, que atribui ao MMI uma missão sociocultural capaz de reforçar a identidade local e de contribuir para o envolvimento cívico da sociedade portuguesa com o Mar. A investigação e a capacidade criativa e renovadora do projeto expositivo são os eixos fundamentais da dinâmica do Museu.

 

Centros Culturais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré

 

O ano 2015 voltou a revelar-se de intensa atividade nos Centros Culturais de Ílhavo e Gafanha da Nazaré nas várias áreas de programação, como o Teatro, Música, Dança, Exposições, Residências Artísticas e Serviço Educativo e na participação e gestão ativa de iniciativas da Câmara Municipal de Ílhavo, das quais se destacam o Festival Rádio Faneca e Festival do Bacalhau.


Como resultado da extraordinária dinâmica de trabalho e da atitude demonstrada pela equipa dos CCI/CCGN, o ano de 2015 caracterizou-se por um conjunto de bons resultados: 212 ações realizadas; 53.585 visitantes; 72.80% de taxa média de ocupação; e 99,33% de índice de satisfação.


No que diz respeito à afluência de público, ao considerar-se o total global de ações de ambos os equipamentos, registou-se um recorde de público absoluto nestes seis anos de funcionamento conjunto dos dois espaços, com um total de 53.585 visitantes, número que representa um aumento de 8% em relação a 2014. Destaque para a taxa média de ocupação com o melhor registo desde 2011, ano de programação completa nos Centros Culturais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré.

 

Biblioteca Municipal de Ílhavo e Polos de Leitura
 

No que respeita à Biblioteca Municipal de Ílhavo os números registados em 2015 continuam a mostrar crescimento, quer ao nível dos empréstimos (17.252), do serviço educativo (17.634), utilização dos serviços de wireless, quer mesmo na leitura de revistas e jornais periódicos, no número de famílias que continuam a procurar a Biblioteca para participar nas suas atividades ao sábado como a Hora do Conto e a Bebeteca.


Realce para a aposta nas novas atividades mensais: “Saberes com Sabor” e “Teatro de Fantoches”, às quais a procura continua a prosperar.


Salienta-se a Comemoração, em 2015, do 10.º Aniversário da Biblioteca Municipal de Ílhavo, que proporcionou atividades diferentes e motivaram os utilizadores a participar e a festejar durante dez dias com a BMI os seus dez anos de serviço, nos quais se registaram mais de 470 utilizadores.

 

Centro de Documentação de Ílhavo

 

Relativamente ao Centro de Documentação de Ílhavo, 2015 foi um ano de intensa atividade como se poderá constatar pelos resultados obtidos.


Desde o projeto “Viagem ao Scriptorium Medieval” ao “Os Ílhavos na Grande Guerra”, cuja exposição representou muito mais do que uma homenagem aos Ilhavenses que combateram, morreram ou foram vítimas da I Guerra Mundial, esta iniciativa não deixou ninguém indiferente, encerrando com o registo de um total de 2.100 visitantes.


Relativamente aos utilizadores dos serviços/atividades promovidas pelo CDI, durante o ano transato o Centro de Documentação registou um total de 3.143 utilizadores. Quanto às requisições, foram 2.763, sendo o arquivo da Câmara Municipal, a Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau, o Grémio dos Armadores dos Navios de Pesca do Bacalhau e a Biblioteca de temática marítima os mais solicitados.


No que se reporta ao Serviço Educativo, passaram ao longo do ano pelo CDI 1.738 pessoas, usufruindo dos Projetos de Serviço Educativo, mais 1.238 do que em 2014.

 

Lojas de Turismo de Ílhavo, Costa Nova e Barra
 

Nas Lojas de Turismo ultrapassou-se a barreira dos 10.000 atendimentos (dos quais 62% na Costa Nova, 20% em Ílhavo e 18% na Barra), correspondendo a um crescimento global de 20% relativamente a 2014, tendo nesse ano sido também de 20%.


A sazonalidade diminuiu em 13%. O número de atendimentos de estrangeiros aumentou 3% e a Loja de turismo de Ílhavo passou a atender mais estrangeiros, ainda que fruto da diminuição da procura por nacionais (sendo que a procura global a esta loja aumenta, como em todas).