Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Doação do Edifício “Vila Vieira” à Junta de Freguesia de S. Salvador

Doa  o vila vieira 1 1024 2500
22 Dezembro 2015

Teve lugar hoje, dia 22 de dezembro, a escritura de doação do edifício da Junta de Freguesia de S. Salvador, também conhecido por “Vila Vieira”, para a referida Junta de Freguesia.


Este edifício, adquirido pela Câmara Municipal de Ílhavo no ano 2000, por cerca de 250.000,00 euros, foi alvo de obras de requalificação concluídas em 2005 no montante de 500.000,00 euros, destinou-se desde a primeira hora à instalação e sede da referida Junta de Freguesia, que continuará aí funcionar não devendo, sob qualquer pretexto, ser alienado ou sofrer qualquer outra alteração de propriedade, nem que lhe seja atribuído qualquer outro uso, o que, a acontecer, reverterá à posse de Câmara Municipal de Ílhavo.


O edifício “Vila Vieira”, construído na década de 30, terá servido de habitação a João Fernandes Vieira, figura bem identificada na sociedade local e Vereador por alguns anos na Câmara Municipal de Ílhavo, mas também, por longos períodos radicado na América do Sul.


A “Vila Vieira” edifício enquadra-se numa linguagem arquitetónica eclética de finais do Século XIX e inícios do Século XX. Trata-se pois de um edifício onde se encontram a arquitetura tipo colonial, a arquitetura popular portuguesa e alguns detalhes decorativos de Arte Nova.