Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Viriato Simões Teles

Viriato Simões Teles nasceu em Ílhavo a 20 de Setembro de 1871, sendo seus pais Manuel Simões Teles e Maria Gonçalves de Jesus. Nesta, então, preparou-se para os exames de instituição primária e de admissão ao liceu de Aveiro. Em busca de um sonho seu, abandonou o curso liceal e foi para as praias africanas e terras de Santa Cruz. Por ali ficou cerca de 18 anos, até fins de 1913, tendo vivido sempre atormentado pela miséria.
Por motivos de saúde, vê-se obrigado a regressar a Ílhavo, onde lhe chama a atenção a forma como vivem os seus conterrâneos mais necessitados, não deixando em esquecimento os pobres pertencentes à classe piscatória. E começa desde logo a desenvolver esforços de ação social. Para eles fundou, em 1914, uma associação de assistência, que designou de "Caridade de Ílhavo". Esta instituição foi extinta em 1918.
No entanto, tudo o que conseguiu juntar durante esses anos, tornaram possível a realização de um dos seus sonhos: tornou-se possível dar início ao Hospital de Ílhavo.
Começa a recolha de donativos que o seminário "Brado" publicou em 12 de Abril de 1919.
Em 1 de Maio do mesmo amo, assistiu ao lançamento da pedra do Hospital da Misericórdia de Ílhavo.
Faleceu em 5 de Agosto de 1942.

 

voltar à página anterior