Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Sara Reis da Silva

Nascida em 1972, na Gafanha da Nazaré, Sara Silva cedo demonstrou especial gosto pelos livros, dedicando grande parte do seu tempo à leitura e à escrita por considerar que "é no convívio continuado com os livros que podemos ser mais abertos ao outro e mais sensíveis ao belo".
Licenciada em Ensino de Português e Inglês (1995) e Mestre em Estudos Portugueses (1999), pela Universidade de Aveiro, Sara Silva é assistente na Universidade do Minho (Instituto de Estudos da Criança), desenvolvendo a sua docência e a sua investigação na área da literatura infantil e juvenil.
É membro da APPLIJ (Associação Portuguesa de Promoção do Livro Infantil e Juvenil - Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) - e da ELOS - Associação Galego Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil. É investigadora do projecto "Literatura Infantil e Educação para a Literacia" do Centro de Investigação em Literacia e Bem-Estar da Criança (LIBEC - Universidade do Minho) e da Rede Temática Ibérica de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil (LIJMI) (Universidade de Santiago de Compostela).
Sara Silva tem dinamizado várias acções de formação, bem como apresentado comunicações e conferências em encontros científicos nacionais e internacionais, assinando igualmente a rubrica literária do jornal O Ilhavense e interpretando literatura portuguesa na Rádio Terra Nova. É colaboradora do suplemento “Das Artes e das Letras” do jornal “O Primeiro de Janeiro", nomeadamente da secção "O Sonho no Armário".
Autora dos livros "Dez Réis de Gente…e de Livros: Notas sobre Literatura Infantil" (2005) e "A Identidade Ibérica em Miguel Torga" (2002), Sara Silva colabora na Revista "Malasartes - Cadernos de Literatura para a Infância e Juventude" e é membro do projecto Gulbenkian/Casa da Leitura.
A Câmara Municipal de Ílhavo tem contado com a preciosa colaboração de Sara Silva como membro do júri do Concurso Literário Jovem desde o seu início, realizando, no dia 23 de Abril do corrente ano, a entrega dos prémios da sua 7ª edição.

 

voltar à página anterior