Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Sara Pinho

Natural de Ílhavo, Sara Daniela Silva Pinho nasceu a 6 de Agosto de 1981 e residiu na Gafanha de Aquém até há cerca de dois anos, altura em que casou com o Atleta Filipe Pedro e se mudou para Malhapão, Oliveira do Bairro.
Licenciada em Matemática Aplicada e Computação, pela Universidade de Aveiro, Sara Pinho trabalha actualmente na Escola de Artes da Bairrada - Troviscal, mas a sua verdadeira vocação prende-se com o Atletismo.
Com apenas catorze anos, esta atleta ilhavense começou a sua carreira na A.D.C.R. Senhora dos Campos, onde permaneceu dois anos, tendo na sua primeira competição obtido o 4.º lugar, facto que lhe abriu portas para representar a Selecção de Aveiro.
Em 1997, Sara entrou para a A.C.D. "Os Ílhavos", onde, durante os sete anos que aí permaneceu, conquistou como Júnior diversos títulos como Campeã Regional, Campeã das Beiras, Vencedora de Torneios Internacionais e obtido lugares de honra a nível nacional, alcançando ainda lugares de destaque na categoria Sénior.
Neste mesmo período foi igualmente distinguida por diversas entidades, nomeadamente a A.C.D. "Os Ílhavos", a Associação de Atletismo de Aveiro e pela Universidade de Aveiro como "Atleta do Ano".
Em 2003, foi homenageada em New Bedford, por vencer a prova de 5 Km nessa Cidade e distinguida com o Prémio "Leme - Desportista do Ano", pela A.C.D. "Os Ílhavos", e um ano depois foi considerada a "Atleta do Ano" pela Confraria Camoniana Associação de Ílhavo.
Seguiram-se diversas representações, como a Juventude Vidigalense, em Leiria, onde começou a trabalhar com o Prof. Paulo Colaço, seu treinador desde então, e onde obteve o Recorde Regional de Leiria nos 5.000m (2004/2005) e o Centro de Atletismo da Madeira, obtendo mais títulos e batendo mesmo os recordes regionais de algumas distâncias incluindo da Meia Maratona (2005/2008).
Em 2008, Sara Pinho viu o seu grande sonho realizado ao assinar pelo Sporting Clube de Portugal, fruto do seu empenho, esforço e dedicação nesta modalidade que é parte integrante da sua vida.
Apesar de alguns obstáculos que a levaram a estar ausente um ano e meio do Mundo do Desporto e que fizerem deste o pior momento da sua vida, Sara Pinho continua a lutar pelos seus objectivos, vibrando e sorrindo à medida que os vai atingindo. Prova disso foi o seu regresso recente ao activo, com a sua participação no Campeonato Nacional de Cross, em Vila Nova da Barquinha, conquistando o lugar de Vice Campeã Nacional.
Sara Pinho encontra-se numa fase de estabilização profissional, conciliando de forma excepcional o seu trabalho com a sua carreira de Atleta, tendo recentemente participado, como convidada de honra, na iniciativa "Caminhada pelo Município de Ílhavo", no âmbito do Programa Desporto para Todos, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo.

 

voltar à página anterior