Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Piedade das Neves

Ser idoso é ser experiente, possuir um passado repleto de Histórias para contar, é ser mais tolerante, mais atento ao essencial.
Foi no ano de 1900, no tempo dos reis e dos coches, que nasceu Piedade das Neves, mais concretamente no dia 9 de Novembro.
Nasceu no berço de uma família humilde, que geria o seu quotidiano associado ao cultivo das terras. Foi a mais velha de sete irmãos, actualmente todos falecidos, não sendo conhecido na sua família outro caso de tal longevidade.
Em 1929 Piedade das Neves casa e é no dia 29 de Dezembro de 1930 que nasce a sua única filha, Maria do Céu Neves, falecida em 2005, de onde proveio toda a sua descendência. Actualmente tem dois netos, sete bisnetos e outros sete Trinetos, maioritariamente residentes no estrangeiro.
Possui igualmente diversos sobrinhos, alguns distribuídos pelo mundo.
Trinta dias após o nascimento da sua filha, o marido da D. Piedade, picheleiro de profissão, emigrou para o Brasil e nunca mais regressou. Coube-lhe então a ela garantir o sustento da família, trabalhando nas terras de areia, cultivando batatas, milho, couves e feijões, em zonas marcadas pela paisagem deslumbrante da ria.
Em 2005, por ocasião dos seus 105 anos foi também homenageada pela Rádio Terra Nova, dada a coincidência com a sua frequência (105 FM).

 

voltar à página anterior