Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Paulo Cruz

Nascido a 4 de Dezembro de 1980, em S. Salvador, Município de Ílhavo, Paulo Cruz desde muito pequeno revelou uma forte paixão pela pesca, acompanhando o seu pai no hobby sempre que podia, sem nunca imaginar que mais tarde iria entrar no mundo da competição daquela modalidade desportiva.
Federado desde 2006, começou a competir nos patamares mais baixos da modalidade de Surfcasting (Pesca Apeada na Praia) pela Casa do Pessoal do Porto de Aveiro, onde foi bem acolhido. Este jovem atleta deu, desde logo, provas de grande talento e perseverança, participando nesse ano na 2ª Divisão Regional onde obteve o 4º lugar, classificação que lhe permitiu a subida para a 1ª Divisão Regional. Voltou a competir nesse ano e obteve o 3º lugar, que o fez catapultar para a 3ª Divisão Nacional.
Em 2007, Paulo Cruz conseguiu ascender à 2ª Divisão Nacional e, no ano seguinte, voltou a subir ao mais alto patamar da modalidade: a 1º Divisão Nacional. Segundo Paulo Cruz não é fácil a permanência nesta Divisão, pois é composta por 24 atletas, considerados os melhores do país (Portugal e Arquipélagos), existindo por isso grande competição. O sonho de qual quer um deles é obter a melhor classificação com vista a uma representação internacional (Selecção Nacional), mas só os primeiros seis classificados é que têm o direito de representar Portugal nos Campeonatos do Mundo.
Em 2009 conseguiu um brilhante 6º lugar, que lhe deu o direito de integrar a Selecção Nacional e a disputar o Campeonato do Mundo, um sonho que há muito ambicionava e que viu realizado ao participar no 26º Campeonato do Mundo de Pesca de Costa, que decorreu de 10 a 18 de Outubro, em Budva, Montenegro, sagrando-se Campeão do Mundo de Nações, trazendo para casa a Medalha de Ouro.
O jovem ilhavense Paulo Cruz consegue, num curto espaço de tempo, chegar ao mais alto nível da modalidade de Surfcasting, tendo já sido homenageado este ano com Menções Honrosas referentes a 2009 por várias entidades, nomeadamente pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, pela Associação Regional de Pesca Desportiva da Beira Litoral e pela A.C.D. "Os Ílhavos" com o Leme do Ano (Desporto).

 

voltar à página anterior