Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Maria Ernestina Ribeiro Marnoto

Filha de pai ilhavense e mãe portuense, Maria Ernestina nasceu a 14 de Outubro de 1936, na Cidade do Porto, tendo sempre vivido na freguesia de S. Salvador, Município de Ílhavo.
Tina Marnoto, como é conhecida, sempre foi uma apaixonada pelos trabalhos manuais, tendo aprendido muito jovem os primeiros pontos: tricot, bordados, malhas, renda, entre outros estilos, pequenos saberes em que se baseou para imprimir maior criatividade nas suas criações.
Com apenas 14 anos já ajudava no sustento da família: labutava com uma máquina de "apanhar malhas em meias" e fazia outros trabalhos na Retrosaria "Laura Bezurna" que era propriedade da sua mãe.
Depois do 25 de Abril de 1974, Tina Marnoto deixou a Retrosaria e foi trabalhar no antigo Hospital de Ílhavo, onde permaneceu durante um ano. Posteriormente foi Auxiliar de Acção Educativa durante 22 anos, 18 dos quais na Creche da Malhada, dedicando os tempos livres à sua paixão pelos bordados.
Mas foi depois da reforma que realizou o sonho de concluir o 6º ano de escolaridade e de se dedicar de corpo e alma ao Macramé, arte de entrelaçamento de linhas muito usada e divulgada pelos pescadores e marinheiros da Terra Maruja.
Tina Marnoto trabalha sem agulhas, utilizando apenas alfinetes para poder fazer os nós de marinheiro e firmar bem o trabalho que requer muita atenção e cálculo.
A artesã gosta de misturar diferentes estilos e materiais, que vão desde toalhas em linho, nas quais sobrepõe os bordados e o macramé, até marcadores de livros, napperons, molduras ou aplicações em vidros e toalhas.
Dona de um talento sem limites, sempre dinâmica, criativa e bem disposta, Tina Marnoto ensina esta arte há mais de dez anos, uma actividade da qual se orgulha muito, tendo recentemente realizado, a título de voluntariado, formação nas Oficinas Criativas e nos Ateliers do Fórum Náutico.
A sua participação em diversas exposições e certames de artesanato são também uma constante. A convite da Câmara Municipal de Ílhavo esta artesã esteve presente na FARAV, bem como na edição de 2009 do Festival do Bacalhau, onde milhares de pessoas tiveram oportunidade de conhecer e apreciar os seus maravilhosos trabalhos.

 

voltar à página anterior