Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Maria de Lurdes de Jesus Vieira

Nascida a 10 de Novembro de 1955, no lugar da Costa Nova, Freguesia da Gafanha da Encarnação, Município de Ílhavo, Maria de Lurdes frequentou a Escola Primária da Costa Nova, que se encontrava perdida no areal entre o casario e a praia, proporcionando-lhe na infância belíssimos passeios na praia para poder avistar a saída da rede puxada pelos bois: era a Pesca da arte Xávega.
A frequência da catequese naquele tempo (doutrina), com a D. Palmirinha, e toda aquela ambiência, despertou-lhe o gosto em ser catequista, função que iniciou aos 13 anos e que ainda hoje mantém.
Concluído o Ciclo Preparatório na Escola Preparatória João de Aveiro e, posteriormente, o Liceu Homem Cristo, em Aveiro, ingressou no Magistério Primário. No entanto, um grave problema de saúde impediu-lhe concluir os estudos.
Recuperada da doença, Maria de Lurdes voltou a dar catequese, bem como explicações a alunos dos 1º e 2º Ciclos, colaborando com o seu pai na organização da Festa de Nossa Senhora da Saúde.
Em 1989, foi constituída uma Comissão para a criação de uma Paróquia independente da Gafanha da Encarnação, que viria a ter o nome de Paróquia de Nossa Senhora da Saúde. Maria de Lurdes Vieira sempre foi um elemento activo da Comissão, ajudando a promover o lançamento da 1ª pedra da nova Igreja, a 23 de Setembro de 1990, bem como a sua inauguração, que aconteceu no ano 2000.
Em 1995, tomou a iniciativa de criar uma associação cultural e recreativa com o objectivo de divulgar as raízes, tradições e costumes da sua terra, denominando-a de "Palheiros da Costa Nova", cujo folclore tem levado o bom nome da Costa Nova e do Município de Ílhavo pelo país fora, bem como além fronteiras.
Desde 1997, a A.C.R. "Os Palheiros" da Costa Nova tem participado nas marchas de S. João do Município de Ílhavo. À excepção do 1º ano de participação, todos os restantes poemas apresentados foram da sua autoria, tendo valido à Marcha vários prémios.
Dona de um espírito expedito e lutador, esta ilhavense tem participado na vida política do Município de Ílhavo. Foi elemento da Assembleia Municipal, entre 1997 e 2001, Presidente da Assembleia da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação (2001-2005), sendo, actualmente, membro da Assembleia Municipal De Ílhavo (2005-2009).

 

voltar à página anterior