Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Maria Beatriz F. A. do Rêgo

Nascida a 26 de Maio de 1938, na Cidade de Lourenço Marques (Maputo), Maria Beatriz do Rêgo desde tenra idade manifestou um forte desejo em se dedicar ao ensino. Desde os 18 anos que a sua caminhada profissional esteve ligada à Educação e ao Ensino, principalmente dedicada à Criança.
Terminados os estudos liceais e, contrariando um pouco a vontade dos pais, optou pela carreira, que considera belíssima, de Professora do Ensino Básico, na época designada por Ensino Primário.
Frequentou e concluiu o curso no Magistério de Viseu e regressou à Terra Natal, onde exerceu a sua actividade profissional durante dezasseis anos, ocupando igualmente o cargo de Directora da Escola com todas as responsabilidades e actividades inerentes ao cargo.
A Prof. Beatriz participou em trabalhos experimentais para o lançamento do Ensino Pré-Primário em Moçambique, na época inexistente naquele território, e que muito contribuíram para o desenvolvimento da Criança.
Durante o Governo de Transição, foi convidada para participar como Delegada Escolar, face à experiência que detinha na programação de Currículos, mais adaptados a novas ideias educativas e, também, mais adequados às realidades locais.
De regresso a Portugal, em 1976, foi colocada no Município de Ílhavo, nas Escolas da Costa Nova e Moitinhos, com excepção de um único ano lectivo, em que leccionou no Concelho de Vagos.
Com a criação do Programa Interministerial para a Promoção do Sucesso Educativo, vulgo PIPSE, foi eleita para desempenhar funções como Coordenadora Concelhia de Ílhavo, cargo que desempenhou até atingir a aposentação.
Posteriormente, foi convidada para exercer o cargo de Presidente da ANP -Associação Nacional de Professores, na Secção de Ílhavo, em regime de voluntariado total que aceitou com agrado por considerar uma oportunidade única para pôr em prática e transmitir aos colegas o conhecimento adquirido neste programa, bem como a experiência de toda a sua vida profissional dedicada ao Ensino e à Educação. Neste contexto, organizou acções de formação, para docentes e não docentes, sempre com o apoio institucional da Câmara Municipal de Ílhavo.
Nos últimos anos passou a organizar acções de carácter sócio-cultural destinadas a todos os professores, cuja adesão maior se revelou por parte dos professores aposentados.
Para além destas funções, a Prof. Beatriz esteve igualmente ligada ao projecto do Lugar dos Afectos, um parque temático criado para o desenvolvimento das relações de afectividade e continua, ainda hoje, com a mestria de quem ensinou o "bê-á-bá" a várias gerações, a ser ela própria uma importante lição de vida, de saber e de entrega.

 

voltar à página anterior