Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

José Rodrigo da Silva Torrão

José Rodrigo da Silva Torrão nasceu a 27 de Dezembro de 1937, em Vale de Ílhavo, onde sempre viveu. Aos 5 anos de idade ficou órfão, tendo sido criado pelos avós maternos, ocupando o tempo de meninice entre os estudos primários e o trabalho na lavoura.
Terminada a quarta classe, e com apenas 12 anos, foi trabalhar na construção civil, como pedreiro e carpinteiro, ofícios que sempre exerceu até se reformar em 1990.
Apesar das adversidades da vida, José Rodrigo Torrão sempre apresentou um espírito alegre e dinâmico, que ainda hoje mantém.
A sua participação activa no Carnaval de Vale de Ílhavo é disso um bom exemplo: ora como figurante, ora como elemento activo da organização, sempre demonstrou encarnar com fervor as tradições carnavalescas. Desde os tempos de juventude que se lembra de preparar a máscara e o seu típico traje de Cardador, para sair à rua e tocar o búzio, mais tarde o corno, que entoava ruidosamente, servindo o som de chamamento aos outros Cardadores.
Assim começava o alarido pelas artérias da localidade, em que estas figuras míticas surgiam do nada e, num corrupio, percorriam o cortejo, misturando-se no meio do público, provocando-o com os apitos, sinetas e guizos que traziam amarrados a si.
A Chegada dos Reis, o Corso Carnavalesco, o Baile do Santo ou a Serração da Velha são parte integrante do Carnaval de Vale de Ílhavo, uma manifestação sui generis de cariz popular, única em todo o mundo e à qual muito se orgulha de pertencer.José Rodrigo Torrão revelou, igualmente e desde cedo, uma especial aptidão para a música. A 17 de Agosto de 1955, com 17 anos de idade, entrou para a Filarmónica Gafanhense, onde começou por receber os ensinamentos do Mestre Balacó na arte de tocar cornetim. Mais tarde, foi o Mestre José Vidal que lhe transmitiu conhecimentos de trompa, à qual se dedicou durante alguns anos, tendo posteriormente optado por tocar contra-baixo.
Por exercer uma actividade intensa na preservação dos valores culturais do Município de Ílhavo, em especial como músico e dirigente, que em muito contribuiu para a dinamização da Música Velha, José Rodrigo Torrão foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural em Prata pela Câmara Municipal de Ílhavo, aquando das Comemorações do Feriado Municipal de 2007.