Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

João José Ramos Bio

João José Ramos Bio nasceu em Ílhavo, mais propriamente em casa de seus avós, na Rua Carlos Marnoto (antiga Rua do Pedaço), no dia 22 de novembro de 1937.

 

Depois da Escola Primária, estudou no antigo colégio de Ílhavo e na Escola Industrial e Comercial de Aveiro, onde, em tempo para além do útil, concluiu o Curso Geral de Comércio.

 

Cumpriu o serviço militar em Santa Margarida e na Escola Prática de Cavalaria em Santarém entre 1958 e 1962. Em 1960, ingressou na Direção Geral dos Serviços Hidráulicos onde fez a aprendizagem em topografia e hidrografia.

 

Em agosto de 1963 foi contratado pela Câmara Municipal de Ílhavo, como topografo desenhador e, em 1970, ascendeu ao cargo de Encarregado Geral, posição que manteve até atingir a aposentação em abril de 1996.

Entretanto, em fevereiro de 1992, tomou posse como Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.

 

Sendo uma pessoa dedicada e tendo ingressado nos Bombeiros pelo topo, teve oportunidade de frequentar um grande número de cursos em diversas áreas: de comandos, poluição marinha, segurança contra incêndios, coordenador aéreo avançado, preparação pedagógica de formadores, entre outros.

 

Na vertente de incêndios industriais/urbanos, coordenou a formação de sete novos  formadores e cerca de 2000 bombeiros, entre os operários de empresas sediadas nas áreas portuárias desde Viana do Castelo até Vila Real de Santo António, em dezembro de 1995 e 1996, respetivamente.

 

Em 2005, na Escola Nacional de Bombeiros, em Sintra, coordenou a formação de 21 novos formadores e a instrução de cerca de 200 novos elementos de comando na área da luta contra incêndios industriais/ urbanos.

 

De abril de 1997 a abril de 2004, acumulou o serviço de Assessor na Divisão de Segurança do Porto de Aveiro.

 

Sempre dinâmico, a vertente desportiva nunca foi descurada em toda a sua vida. Foi atleta federado em diferentes modalidades no Illiabum Clube: Basquetebol, Hóquei em Patins e Andebol. Durante o estágio, no campo militar de Santa Margarida, treinou Hóquei em Patins no Clube de Hóquei de Abrantes.

 

A passagem ao Quadro de Honra foi solicitada, em 12 de outubro de 2007, à Autoridade Nacional de Proteção Civil, através do Comandante Coordenador Distrital.

 

João José Ramos Bio foi, durante 15 anos, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, retirando-se agora desta função, deixando atrás de si um já longo  e notável percurso trilhado ao serviço da  comunidade ilhavense, com o sentido de Missão cumprida.

 

voltar à página anterior