Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

João Carlos Gomes

João Carlos Gomes nasceu em Ílhavo a 15 de outubro de 1936 e foram seus pais a Sr.ª d: Vitória Umbelina de Oliveira e Manuel José Gomes.

 

Tendo feito exame de instrução primária a 16 de junho de 1844, estudou depois os restantes preparatórios para os cursos superiores, em que obteve as melhores classificações. Em outubro de 1885 matriculou-se em farmácia na Academia Politécnica do Porto, onde efetuou o ato de Química  a 1 de julho de 1856, de Botânica a 26 de junho, de Agricultra a 3 de julho de 1857 e de Farmácia a 11 de julho de 1859.

 

Interesses de família e o amor que consagrava ao seu torrão natal fizeram com que se estabelecesse em Ílhavo, onde viveu sempre.

 

Em 1863 é eleito vareador da Câmara de Ílhavo  e em 25 de fevereiro do mesmo ano nomeado administrador do concelho, lugar que exerceu até 1865, voltando a desempenhar as mesmas funções em 1871 e em 1877. Durante muitos anos serviu de presidente da comissão do recenseamento eleitoral e representou o seu concelho na Junta Geral do Distrito.

 

Como era estimadíssimo, foi sempre grande influência eleitoral.  Este preclaro ilhavense do séc. XIX foi durante muitos anos o chefe do Partido Progressista de Ílhavo e um dos mais valiosos sustentáculos deste partido no distrito. Pela sua intransigência política, teve de encobrir-se para fugir à perseguição dos seus adversários, a passar inclemências e a contrair a tuberculose que, passados poucos anos o vitimou, tendo falecido a 14 de novembro de 1886.

 

Sendo homem integro, por tudo se sacrificou, servindo-se mesmo dos seus próprios haveres, pelo que a sua família ficaria destroçada e arruinada no final do século.

 

voltar à página anterior