Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Fernando Martins

Nascido a 24 de novembro de 1938, com antepassados que se estabeleceram na Gafanha da Nazaré no século XVIII, Fernando Martins, também ele natural desta centenária freguesia, é uma personalidade de referência no Município, muito em especial pelo gosto que nutre desde sempre pela divulgação da história e testemunhos das gentes da sua terra-natal, onde passou e dedicou grande parte da sua vida.

 

Professor do Ensino Básico na Escola Primária da Marinha Velha durante mais de trinta anos e, em simultâneo, jornalista de várias publicações nacionais e regionais, Fernando Martins assume que podia ter enveredado pel a vida religiosa, dado o seu grande interesse, desde tenra idade, pela Teologia, pela Igreja Católica e pelo Ecumenismo, quer através do simples prazer da leitura, quer através da sua já longa ligação à Diocese de Aveiro e à Paróquia da Gafanha da Nazaré.

 

A sua forte motivação para a escrita levou-o a colaborar em conhecidos jornais, como o "Comércio do Porto", o "Timoneiro", a revista "Igreja Aveirense" e o semanário "Correio do Vouga", no qual foi Diretor. Embora por menos tempo, foi igualmente colaborador da Rádio Renascença, estando ainda ligado à fundação da Rádio Terra Nova, na qual dirigiu o programa "Ponto de Encontro", com o atual Diretor, Eng. Vasco Lagarto.

 

Paralelamente a esta intensa atividade, Fernando Martins foi nomeado, em 1988, Diácono, pelo Bispo D. António Marcelino, sendo o primeiro Coordenador do Grupo de Diáconos Permanentes da Diocese de Aveiro onde ainda se mantém como colaborador da Comissão Diocesana de Cultura. Membro do Conselho Científico do ISCRA – Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro e Presidente da Delegação de Aveiro da União das Instituições de Solidariedade SocialFernando Martins acrescenta ainda a esta já extensa lista de funções a de Secretário emais tarde, Presidente da Assembleia Geral do Grupo Desportivo da Gafanha.

 

Ao fim de muitos anos dedicados ao ensino e ao jornalismo escrito, encontramos Fernando Martins numa vertente mais moderna da sua ocupação escrita, com a criação, em dezembro de 2004, do seu primeiro e bem sucedido blog - "Pela Positiva", a que se seguiu o "Galafanha" sendo igualmente colaborador do blog "Convida Saberes", da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, onde regularmente é convidado a participar em tertúlias e palestras.

 

Atualmente, com 72 anos muito bem conservados pelo seu espírito "positivo" e renovador, o Prof. Fernando Martins dedicou as suas horas vagas a escrever o livro "Gafanha da Nazaré: Cem Anos de Vida", uma compilação dos principais acontecimentos vividos pelos seus habitantes neste último século,  marcados inevitavelmente pela ambiência nacional em torno da Implantação da República, das Grandes Guerras Mundiais e das Aparições de Fátima.

 

voltar à página anterior