Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Fernando Maria da Paz Duarte

Nascido a 12 de julho de 1944, em São Martinho do Bispo, Coimbra, Fernando Maria da Paz Duarte veio viver para Ílhavo com apenas 14 anos de idade. Com os estudos liceais terminados no ano de 1963, ingressou no Magistério Primário, hoje Escola Superior de Educação de Viseu, onde veio a concluir o curso em 1965.

 

O seu percurso profissional é notório. No Ensino, apenas 4 anos após ter lecionado na Gafanha de Aquém, assumiu funções de Subdelegado e Delegado Escolar de Ílhavo, foi sócio fundador e membro dos Órgãos Sociais do Sindicato dos Delegados e Subdelegados Escolares por um período de 8 anos e Dirigente Local da Associação Nacional de Professores desde a sua fundação.

 

Mas o Prof. Fernando Maria também enveredou por outras áreas, nomeadamente a atividade autárquica, tendo sido Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo durante três mandatos, dois dos quais em regime de permanência. Em 1982 chegou a ocupar o cargo de Presidente da Câmara, por impedimento do Presidente eleito, o Capitão Bilelo.

 

O seu espírito ativo determinou ainda a sua dedicação a várias Associações do Concelho. Integrou a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, do Illiabum Clube e foi Presidente da Direção e da Assembleia-geral da Associação Cultural e Desportiva "Os Ílhavos", bem como foi Confrade Fundador da Confraria Gastronómica do Bacalhau.

 

Um dos seus grandes desafios surgiu em março de 1999 quando aceitou o convite para ocupar o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo com o principal objetivo de trabalhar em prol da Comunidade, tendo sido o responsável pelo lançamento da primeira pedra da Unidade de Cuidados Continuados daquela Instituição. Atualmente, desempenha igualmente o cargo de secretário do Secretariado Regional da União das Misericórdias e é membro do Conselho Local de Ação Social e da Comissão Concelhia de Saúde de Ílhavo.

 

O caráter multifacetado deste homem faz dele uma figura de renome na Comunidade Ilhavense, marcado pelo trabalho voltado para a Comunidade e Associativismo.

 

voltar à página anterior