Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Eng. Vasco Fernando Ferreira Lagarto

Eng. Vasco Fernando Ferreira Lagarto é uma figura incontornável de importantes projetos ligados às telecomunicações, à investigação, à educação e à cultura. Nascido a 26 de julho de 1950, licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto com apenas 22 anos, alcançando, três anos mais tarde, o estatuto de Master of Science em Telecomunicações, pela Universidade de Essex, em Inglaterra.

 

Vasco Lagarto iniciou a sua atividade profissional, no Centro de Estudos de Telecomunicações da Portugal Telecom, a atual PT Inovação, sendo responsável pelo desenvolvimento de equipamentos de telecomunicações utilizados na digitalização da rede nacional, assim como de alguns equipamentos de transmissão ótica. Em 1981 e 1982, o perito português foi convidado, pela ITU (International Telecommunication Union), para participar numa missão na Argélia, sendo, a partir daí, bastante requisitado para várias ações de âmbito internacional.

 

Entre 1974 e 1979, Vasco Lagarto exerceu a profissão de docente na Universidade de Aveiro, lecionando várias disciplinas na área das telecomunicações.

 

À agenda profissional, por si só bastante preenchida, o Eng. Vasco Lagarto conseguiu acrescentar outras tantas atividades e projetos, desta vez ligadas à cidade que o viu crescer. Enquanto membro da Cooperativa Cultural e Recreativa da Gafanha da Nazaré, Vasco Largarto implementou o importante e pioneiro projeto Esteiro, de rede informática interescolas, em quatro escolas primárias da Gafanha da Nazaré. Em 1986, fundou a rádio local Rádio Terra Nova, mantendo-se como seu diretor desde então. Ao importante cargo de diretor, Vasco Largarto adicionou-lhe a responsabilidade pela criação do Estaleiro Terravista (acesso gratuito à Internet) existente no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré desde 1997, bem como a ligação das escolas à Internet através da Rádio Terra Nova, entre 1998 e 2000.

 

O Eng. Vasco Lagarto preside desde abril de 2008 à Fundação Eng. António Pascoal.

 

Casado com a D. Margarida Bola e pai de três rapazes, Vasco Lagarto ainda teve a oportunidade de conclui r o curso de Auditoria pelo Instituto de Defesa Nacional, em 2004.

 

voltar à página anterior