Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Eng. Ângelo Ramalheira

O Eng.º Ângelo Ramalheira é uma das mais ilustres e curiosas figuras do Distrito de Aveiro pelos seus altos méritos, pela sua competência profissional e prodigiosa atividade.

 

Natural de Ílhavo, fez o seu curso dos liceus em Aveiro, tendo seguido depois para a Bélgica, onde, na Universidades de Gand, se formou em Engenharia Civil com a especialização de betão armado.

 

De regresso a Portugal, depois de formado, começou a trabalhar em gabinetes da competência, despertando as atenções dos que o rodeavam pelo excecional sentido prático revelado na resolução dos problemas.

 

A construção começou a seduzi-lo e é já como engenheiro construtor que surge os cálculos de maior responsabilidade, como de grandes blocos de rendimento, garagens de vários andares e casas de espetáculo.

 

O permanente contato com estrangeiros e uma intuição especial para sentir os principais problemas da construção levam-no a soluções engenhosas e a adotar sabiamente os processos já generalizados lá fora, mas sempre com o seu quê de pessoal: de mais prático e de mais revolucionário.

 

O nosso conterrâneo, como construtor, teve uma posição de grande relevo.

Desde o Instituto Português de Oncologia, Hospital Escolar do Porto, verdadeiros padrões de construção civil, às construções mais arrojadas, como os da Companhia Industrial de Portugal e Colónias, se empregaram moldes celulares deslizantes, até a rapidez desconcertante com que no Porto levou a efeito a construção do novo Pavilhão dos Desportos do Palácio de Cristal.

 

O Eng.º Ângelo Ramalheira não foi um construtor vulgar pois muito contribuiu para o progresso da técnica da Construção Civil.

 

voltar à página anterior