Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Dr. Mário Sacramento

O Dr. Mário Sacramento nasceu a 7 de julho de 1920 em Ílhavo e morreu a 27 de março de 1969, com apenas 48 anos de idade.

 

Como profissional, frequentou centros científicos dos do país; como cidadão, buscou a informação lá onde a houvesse; como escritor, projetou a sua ação lá onde se tornasse indispensável.

 

Foi um grande político de esquerda e um dos mais apreciados vultos da política, não só do distrito de Aveiro, como também de norte a sul do país.

 

Enquanto quintanista de medicina e já então o talento de escritor o tinha elevado a uma posição destacada entre os estudantes. Aos  24 anos escreveu o seu primeiro grande ensaio sobre "Eça de Queirós, Uma estética de Ironia".

 

Na verdade, Mário Sacramento parecia predestinado para escritor e não médico. Era esse o juízo dos seus professores liceais.

 

Foi um dos promotores do Movimento de Unidade Democrática e membro permanente da sua comissão central, nas primeiras desse movimento de protesto cívico, logo estabeleceu contacto com inúmeros jovens, que igualmente reclamavam para o nosso Povo as condições de liberdade dos verdadeiros povos civilizados.

 

Não é pois de estranhar que o seu nome fosse colocado em diversas Avenidas e Ruas em algumas terras do país. A sua terra natal não foi exceção, tendo dado o seu nome à primeira avenida da cidade de Ílhavo e colocada uma placa com o seu nome.

 

voltar à página anterior