Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Domingos Ferreira Pinto Basto

A família Ferreira Pinto Bastos, apesar dos seus membros não serem naturais de Ílhavo, tem também dado o seu contributo para o progresso da nossa terra pois dois dos seus familiares, em tempos bem difíceis, estiverem à frente do município ilhavense.

 

Foi Presidente da Câmara, da qual faziam parte Pedro Couceiro da Costa, Manuel Francisco Machado, Manuel José Gomes e João Nunes Pinguelo Cavaz. A posse foi-lhes dada em 2 de janeiro de 1864. Domingues Ferreira Pinto Bastos era filho do Fundador da Fábrica da Vista Alegre e foi Administrador Gerente desta importante indústria durante os anos de 1861 e 1862.

 

Durante o tempo que esteve à frente do município de Ílhavo, foi homem de iniciativa e de ação, pois deu grande impulso a vários melhoramentos, entre os quais, o calcetamento das ruas de Alqueidão, Espinheiro e de Cimo de Vila, obras que tiveram de ser feitas por administração diteta da Câmara, visto não ter aparecido ninguém nas devidas arrematações; iluminou a vila comprando para isso treze candeeiros; iniciou a estrada dos Moitinhos; criou lugar de médico municipal, sendo nomeado o Sr. Dr. Francisco António Moura; deliberou adquirir uma bomba de incêndios; resolveu construir uns Paços do Concelho. Finalmente, coordenou à sua custa, o caminho da Quinta da Vista Alegre à Ermida. 


voltar à página anterior