Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Dinis Gomes

Nasceu em Ílhavo a 19 de janeiro de 1872, tendo falecido 80 anos depois, a 29 de janeiro de 1952, na casa situada na Rua Arcebispo Pereira Bilhano.

 

Foi um homem multifacetado, conhecido de todos pelos seus notáveis desempenhos nas mais diversas áreas, como no jornalismo, publicidade, política, correspondente bancário e farmacêutico. Mas, o que mais o notabilizou, foi o seu desempenho à frente da edilidade Ilhavense.

 

Quando Dinis Gomes foi presidente da Câmara, Ílhavo não passava de uma pequena Vila, cujo centro se limitava à pequena praça da República e ao largo do Oitão, onde os nossos conterrâneos se reuniam para conservar, pois não existiam outros locais.

 

Uma das suas obras mais marcantes foi a abertura da atual Avenida Mário Sacramento, com 850 metros de comprimento e larga faixa de rodagem, sendo ainda hoje uma das mais extensas e bonitas da Província. E, apesar dos anos terem passado, continua a ser a principal artéria da nossa cidade. Foi, pois, Dinis Gomes, o principal responsável pela abertura daquela avenida, bem como pela da Senhora do Pranto e pelo Jardim do Monumento e outros melhoramentos durante o período em que desempenhou esse cargo.


voltar à página anterior